O segundo dia do Paraná Faz Ciência 2024 contou com uma programação repleta de atrações, incluindo eventos, oficinas, visitas técnicas e apresentações culturais.
O grande destaque foi a inauguração de três importantes espaços voltados ao avanço da pesquisa e à difusão do conhecimento: o novo bloco do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), o renovado Planetário da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Estação Ciência.
Inauguração do novo bloco do Comcap

O Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap) é um dos grandes avanços para a pesquisa científica na UEM, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A estrutura visa otimizar o uso de equipamentos de médio e grande porte, promovendo o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e atendendo a múltiplas áreas do conhecimento, como Novos Materiais, Tecnologia Agroindustrial e Ambiental.
Viabilizada por investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e recursos próprios da UEM, a construção fará dobrar a área total do Comcap, complexo que atende à comunidade científica da instituição e de outras universidades.
A nova estrutura, no bloco B07, inaugurada durante o evento, é um marco importante para a comunidade científica da UEM e de todo o Paraná, pois amplia a infraestrutura do complexo, disponível a todos os pesquisadores e pós-graduandos da instituição, que podem agendar o uso dos laboratórios conforme suas necessidades.
Planetário da UEM e Estação Ciência

Outra grande atração do segundo dia do Paraná Faz Ciência foi a inauguração do novo Planetário da UEM, com infraestrutura e tecnologia modernas. Agora inaugurado, o espaço estará disponível para visitas ao longo da feira, das 08h30 às 12h e 14h às 17h, e permanecerá aberto para visitação de toda a comunidade externa e interna da UEM após o evento, mediante agendamento.
Sobre a nova estrutura e a inauguração, o idealizador e responsável pelo planetário, Professor Marcos Cesar Danhoni Neves, destacou a importância do investimento público nos espaços divulgadores da ciência e de eventos científicos como o Paraná Faz Ciência 2024.
Além do Planetário, foi aberta também a Estação Ciência, um espaço interativo criado especialmente para o Paraná Faz Ciência, que tem como objetivo apresentar projetos, instituições e pesquisas de maneira prática e lúdica para o público em geral. A Estação Ciência é voltada especialmente para jovens estudantes, oferecendo atividades que exploram diversas áreas do conhecimento, como física, biologia e matemática, por meio de experimentos práticos e exposições interativas.
Outros destaques
A terça-feira marcou também a abertura oficial do I Encontro Paranaense de Museus Universitários, com o tema Estratégias e Inovações para a Popularização do Conhecimento, o evento tem foco na promoção dos espaços museológicos vinculados às instituições de ensino superior.
O 7° Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) e o 6° Encontro Anual de Graduação da UEM (EAEG), aconteceram também na manhã desta terça-feira, com a mesa redonda “As tecnologias sociais e a inclusão na extensão e no ensino de graduação”, confira a programação completa do EAEG e EAEX para acompanhar a apresentação de trabalhos acadêmicos.
No início da noite, ocorreu a mesa-redonda “Realidades Locais, Desafios Globais: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a agenda ESG”. Três palestrantes, mediados pelo professor Rodrigo Camilo, presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, compartilharam suas perspectivas e experiências, seguidas de um debate interativo e de perguntas do público. O evento foi transmitido ao vivo pela UEM TV e no Instagram da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEQ), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xDTA5M2pTuM.
O segundo dia do Paraná Faz Ciência 2024 reforçou o papel da UEM como um polo de inovação e pesquisa no Paraná, promovendo a integração entre ciência, tecnologia e educação.
A programação continua
O Paraná faz ciência está só começando! Confira a programação completa e não perca nenhuma atividade do evento. Nesta terça-feira (8) no turno da noite, destacamos alguns eventos importantes:
- Atividades do I Encontro Paranaense de Museus Universitários (19h30)
- Palestra “Realidades locais, desafios globais: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a agenda ESG” (19h30)
- Apresentação Cultural “Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo” (20h)
Veja a programação completa e a localização de cada atividade na página da programação.
Paraná Faz Ciência
Esta é a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. Esse ano será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 7 e 11 de outubro. A instituição está realizando a grande feira em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Fundação Araucária. Além de contar com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação.