A movimentação no Campus Sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aumentou nas últimas semanas. O motivo é que falta muito pouco para o Paraná Faz Ciência, o maior evento científico do estado. A instituição vai sediar o encontro entre os dias 7 e 11 de outubro, e o comitê organizador está focado em cada detalhe para garantir que as atividades e os participantes sejam recebidos com o conforto e a estrutura que a ocasião merece.
Embora o trabalho tenha se intensificado nos últimos dias, o organizador do evento, Rafael da Silva, garante que a preparação começou bem antes da assinatura do convênio, e, por isso, muitas coisas estão adiantadas. “Começamos a trabalhar assim que soubemos que seríamos nós a sediar o Paraná Faz Ciência. Antecipamos o que era possível. Dessa forma, quando a parte burocrática foi finalizada, praticamente tudo já estava encaminhado”, tranquiliza.
Mais de 30 instituições parceiras confirmaram presença. O encontro reunirá estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e o público em geral interessado em ciência, cultura, tecnologia e sustentabilidade.
A expectativa é que 35 mil pessoas, entre elas 10 mil alunos do ensino fundamental e médio, participem da extensa programação, que inclui debates, palestras, workshops, visitas técnicas, oficinas práticas, mostra de profissões, exposições de projetos científicos e apresentações culturais.
As atividades ocorrerão em vários departamentos do Campus. Entretanto, a maioria ficará concentrada em três estruturas: a maior delas é a tenda da Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, com aproximadamente 4.500 m², que abrigará 50 estandes de instituições parceiras e de organizações da UEM, como o HUM, campi regionais e os museus. A Estação Cultura receberá as apresentações artísticas e culturais, e a Estação Profissões contará com mostras e atividades do EAEG, EAEX e EAIC.
Novidades
Durante o Paraná Faz Ciência, serão inaugurados o Planetário e o novo bloco do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap). Além disso, será realizado o 1º Encontro do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG).
Segundo o reitor Leandro Vanilli, sediar o Paraná Faz Ciência trará grande visibilidade para a UEM. “Este evento representa uma oportunidade de nos posicionarmos como centro da ciência e tecnologia no estado durante o período da sua realização, promovendo a troca de saberes entre as universidades, instituições e a comunidade universitária, e, também, com a comunidade externa. Nossa expectativa é altíssima”, enfatiza.
A UEM realizará o Paraná Faz Ciência 2024 em conjunto com a Fundação Araucária (FA) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Para o secretário da Seti, Aldo Bona, a escolha da UEM foi estrategicamente pensada com o objetivo de valorizar o conhecimento produzido no interior paranaense. “A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é o maior evento científico do Paraná, e, desde o ano passado, adotamos como estratégia realizar o evento no interior do estado. Acreditamos que, desta maneira, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer a ciência produzida no Paraná. No ano passado, o evento aconteceu em Londrina, e a cidade da edição deste ano foi escolhida pelo Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais. A UEM é uma grande referência na região, e nossa expectativa é reunir a comunidade científica paranaense e os demais interessados em conhecer os resultados do trabalho deste grande patrimônio do povo paranaense, que é o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, finaliza.
Paraná Faz Ciência
O Paraná Faz Ciência é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária (FA) e pela Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em colaboração com várias Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado. A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um projeto nacional que tem o objetivo de popularizar a ciência por meio de diversas atividades realizadas em todo o Brasil.
A ação paranaense nasceu durante a pandemia de Covid-19, com as duas primeiras edições realizadas de forma online. Em 2023, o evento voltou a ser presencial na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, neste ano, terá sua 4ª edição na Universidade Estadual de Maringá (UEM).