Esta quinta-feira (10) ficou marcada pela forte presença dos estudantes de ensino médio e graduação no Paraná Faz Ciência 2024. Isso porque o dia de hoje representou a abertura da Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e EAIC Jr.
Mostra de Profissões da UEM

A 18º Mostra Anual de Profissões começou hoje pela manhã, no câmpus sede da UEM, e deve contar com até 15 mil visitantes da rede básica de ensino até o encerramento, na sexta-feira (11). Somente na parte da manhã de hoje, foram cerca de 4 mil visitantes nas atrações do Paraná Faz Ciência.
A Mostra aconteceu na Estação Profissões, montada exclusivamente para o Paraná Faz Ciência 2024, onde alunos e professores dos mais de 50 cursos de graduação da UEM interagem com os alunos e apresentam seus cursos, explicando detalhes sobre as áreas de atuação, mercado de trabalho e as possibilidades de pesquisa e extensão.
Os estandes contaram com atividades interativas, desde demonstrações práticas até desafios científicos, com o objetivo de despertar nos adolescentes a curiosidade e o interesse por diferentes áreas do conhecimento. Além disso, os alunos do ensino médio que visitaram o evento tiveram a chance de participar de brincadeiras, experimentos e demonstrações com profissionais formados e em formação de cada área.
Os alunos expositores reforçaram a importância da Mostra de Profissões para a Universidade: “Para além dos testes vocacionais que os alunos fazem no ensino médio, eu acredito que olhando fisicamente os materiais de cada curso, eles podem ter uma aproximação maior e ver o que se identificam mais”, falou Lislei, acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UEM.
Maria Vitória, estudante de Matemática, contou que os estudantes estão se divertindo no estande do curso, principalmente com os jogos: “o que eles mais gostaram foi uma ‘mágica’, em que a gente adivinha o número que a pessoa está pensando, usando apenas uma equação matemática”.
A acadêmica incentiva os alunos a se matricularem no curso: “O curso não é o bicho de sete cabeças, como estamos acostumados a ouvir, a matemática está em tudo. Independente do curso que você escolher, a matemática vai estar envolvida na sua vida desde o momento que você acorda”, afirmou a estudante.
A Mostra de Profissões se encerra amanhã (11), e fica aberta das 08h às 17h. A visita é gratuita e aberta ao público. Se programe para visitar e não perca as exposições que compõem o evento.
Outros destaques do dia

Os alunos de Iniciação Científica começaram a apresentar suas pesquisas também no dia de hoje, como parte da programação do EAIC e EAIC Jr. Serão dois dias de exposição e cerca de 800 pesquisas apresentadas no total, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Apresentando os resultados de suas pesquisas, estarão alunos de ensino superior e médio contemplados com bolsas de pesquisa.
O EAIC 2024 é um evento multidisciplinar, com o objetivo central de avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) em diversas áreas do conhecimento. Este ano, o evento traz como tema “A ciência como caminho para a redução da desigualdade”, destacando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa.
A Cerimônia de apresentação dos resultados das políticas públicas voltadas a inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM também aconteceu hoje pela manhã. Foi uma oportunidade para destacar projetos inovadores que foram financiados com verbas públicas e mostrar à sociedade os resultados do investimento.
A programação continua
O Paraná Faz Ciência continua pela noite, com alguns eventos de destaque:
- Cerimônia de Transferência da Sede para o Paraná Faz Ciência (18h)
- Encerramento do I Encontro Paranaense de Museus Universitários (19h)
- Palestra “O Brasil no contexto das mudanças climáticas” (19h30)
- Cerimônia de Abertura do EAIC (20h)
Estes são alguns dos destaques do dia, confira a programação completa e a localização de cada atividade na página da programação.