Projeto que discute Cidadania nas escolas de Maringá fará apresentação no EAEX

O projeto de extensão “Construindo a Cidadania com Adolescentes e Jovens do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Maringá–PR” vem desempenhando atividades importantes na ampliação da construção cidadã e política de estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

A iniciativa, que será apresentada no 7º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) como parte do Paraná Faz Ciência, promove encontros entre universitários e alunos de colégios estaduais, gerando discussões sobre temas atuais como desigualdades sociais, política, cidadania, democracia e ensino Superior.

Com uma equipe interdisciplinar formada por professores e estudantes de Artes Visuais, Ciências Sociais e Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o projeto conta com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Núcleo Regional de Educação (NRE), da Prefeitura de Maringá e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maringá.

A Voz dos Estudantes

Gabriel (18) e Guilherme (16), ambos estudantes do Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf, participaram ativamente dos encontros do projeto e destacam a importância das discussões promovidas. Para eles, os encontros proporcionaram uma nova perspectiva sobre temas que já haviam visto nas aulas de Sociologia: “Eu já tinha ouvido falar sobre desigualdade social, mas os debates que fizemos durante o projeto abriram minha mente para outras formas de pensar sobre isso. Foi interessante ver como temas que parecem distantes, como política, podem se relacionar tanto com o que vivemos no dia a dia.”.

Os estudantes destacaram como os encontros serviram para ampliar sua visão de mundo e aprofundar discussões que, muitas vezes, são limitadas ao conteúdo programático da escola.

Dinâmicas Interativas

Um dos aspectos mais apreciados pelos alunos foi o uso de dinâmicas interativas durante os encontros. Por ter sido pensado e executado por estudantes e professores de três áreas diferentes (Artes Visuais, Ciências Sociais e Direito), o projeto de extensão possui como destaque a interdisciplinaridade.
Daniel Macedo Lanes, graduado em Artes Visuais pela UEM, conta que a estrutura dos encontros foi pensada estrategicamente: “Tivemos uma preocupação em oferecer aos alunos um momento de discussão diferente em comparação ao das aulas com que já estavam habituados, o que possibilitou encontros mais dinâmicos e descontraídos, apesar de seu caráter teórico.”.

Gabriel e Guilherme também relataram que as atividades alternativas ajudaram a transformar discussões teóricas em experiências práticas, facilitando a compreensão de temas complexos. “As dinâmicas foram ótimas. Às vezes, a gente não consegue entender tudo só ouvindo. Com as brincadeiras e atividades, ficou mais fácil ver como as coisas que a gente aprende podem ser aplicadas na nossa vida”, disseram os alunos.

A Importância da Interdisciplinaridade no Projeto

Thiago Henrique Bagio da Silva, aluno de Ciências Sociais pela UEM e atuante do projeto de extensão, destaca que a interdisciplinaridade foi um dos principais pontos fortes da iniciativa. “Juntar essas áreas agrega muito mais do que a gente pensar elas de forma separada. Porque não existe nada em separado, essa divisão entre as ciências, a gente que produz elas. Na realidade, as coisas são muito mais misturadas. Então eu acho que essa interdisciplinaridade entre as Artes Visuais e as Ciências Sociais e o Direito foi muito importante, muito produtiva”, explica Thiago.

Essa integração permitiu uma abordagem rica e plural, onde a arte e o conhecimento das ciências sociais convergiam para abordar questões sociais de maneira mais acessível e visual, enquanto o direito contribuía com a compreensão dos direitos e deveres de cada cidadão.

Quando a Universidade Encontra a Comunidade

O impacto do projeto “Construindo a Cidadania” vai além das discussões em sala de aula. Para Thiago, o principal legado deixado pela iniciativa é a construção de pontes entre a universidade e as escolas públicas. Segundo ele, essa conexão é essencial para fomentar a troca de saberes e a formação crítica dos alunos.

Ele também destaca que o projeto contribuiu para a formação dos universitários envolvidos, que puderam experimentar o ensino na prática e desenvolver habilidades que serão essenciais em suas futuras carreiras como professores. “Isso ajuda a construir e desenvolver a nossa experiência, dos membros do projeto com relação, por exemplo, a esses repertórios para a nossa prática docente, quando formos professores de fato.”.

Ciência e Extensão de Mãos Dadas

A participação do projeto “Construindo a Cidadania” no 7º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) reforça o compromisso da UEM com a promoção da ciência e do ensino. Durante o evento, o projeto será apresentado como um exemplo de como a extensão universitária pode impactar diretamente a sociedade, especialmente no campo da educação.

O EAEX, que faz parte do Paraná Faz Ciência, busca reunir projetos de extensão que, assim como o “Construindo a Cidadania com Adolescentes e Jovens do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Maringá–PR”, promovem o diálogo entre a universidade e a comunidade. Ao levar temas como cidadania, política e direitos humanos para as escolas, o projeto não só fortalece a formação crítica dos estudantes, mas também demonstra como a ciência pode ser aplicada para melhorar a realidade social.

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