Sustentabilidade e extensão universitária: destaques do terceiro dia de evento

No terceiro dia do Paraná Faz Ciência 2024, realizado nesta quarta-feira (9), a programação segue repleta de atividades. As atrações continuam atraindo um público diversificado, que inclui desde estudantes do ensino básico até pesquisadores e representantes de diversas instituições de ensino do Paraná.

Sustentabilidade em destaque

Pela manhã, ocorreu o II Encontro Paranaense de Comitês de Suporte à Pesquisa Científica, com a palestra da Dra. Rita de Cássia Ruiz, do Instituto Butantan, abordando o tema “Desafios na Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde”.

A palestra destacou o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos do Instituto Butantan (PIGRIB), que define as ações para o tratamento adequado de resíduos sólidos em diversas etapas. Essa palestra traz uma importante reflexão sobre a gestão de resíduos no setor de saúde, fundamental para a sustentabilidade.

Ciência contra a Fake News

A defesa da ciência baseada em evidências ganhou visibilidade na palestra “A ciência contra a Fake News: balanços e desafios”, que aconteceu ao final do dia. O palestrante André Demambre Bacchi, Doutor em Ciências Fisiológicas pela UEM, abordou os perigos da negação da ciência e a disseminação de informações falsas.

O pesquisador especialista em divulgação científica não apenas alertou sobre as táticas e manobras que promovem essa negação, mas também ofereceu dicas valiosas ao público sobre como identificar fake news e evitar o compartilhamento de conteúdos enganosos. Sua fala foi um chamado à ação, destacando a importância de se proteger da desinformação e valorizar o conhecimento científico.

Apresentações culturais e científicas

Ademais, as atividades do 7° Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) e EAEG contaram com apresentações de trabalhos acadêmicos durante toda a tarde. O dia de hoje marca a conclusão dos dois encontros, que aconteceram durante os dias 8 e 9 de outubro e destacaram projetos de pesquisas dos estudantes da UEM, totalizando mais de 350 inscritos entre estudantes de graduação e pós-graduação.

No eixo da Cultura e Arte, a quarta-feira foi abrilhantada por apresentações musicais e teatrais diversas, como a apresentação da Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena de Maringá, e a performance musical “Fake Time” da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O evento continua

O Paraná Faz Ciência continua amanhã, com alguns eventos de destaque:

  • Abertura da Mostra de Profissões da UEM (08h)
  • Visitas ao Planetário (08h30 às 11h)
  • Cerimônia de apresentação dos resultados das políticas públicas voltadas à inovação (9h)
  • Palestra “O Brasil no contexto das mudanças climáticas” (19h30)
  • Abertura Encontro Anual de Iniciação Científica (20h)

Estes são alguns dos destaques do dia, confira a programação completa e a localização de cada atividade na página da programação.

Paraná Faz Ciência

Esta é a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. Esse ano será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 7 e 11 de outubro. A instituição está realizando a grande feira em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Fundação Araucária. Além de contar com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação.

Os principais eventos integrantes do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos on-line na UEM TV, no NeadTube e no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) no Instagram

Anterior
Próxima

Compartilhe!

mostra de profissões da uem
Paraná Faz Ciência tem dia cheio com Mostra de Profissões da UEM
Paraná Faz Ciência UEM
Paraná Faz Ciência na UEM: expectativa é receber 35 mil participantes
Entrevistas UEM com representantes
Representantes da UEM falam sobre papel da universidade no PRFC 2024
Encontro-paranaense-de-museus-universitarios
Museus Universitários apresentam dinamismo e relevância no Paraná Faz Ciência 2024
Alunos visitando a estrutura do Paraná Faz Ciência 2024
Vem aí o Paraná Faz Ciência 2024: expectativa toma conta da UEM