No terceiro dia do Paraná Faz Ciência 2024, realizado nesta quarta-feira (9), a programação segue repleta de atividades. As atrações continuam atraindo um público diversificado, que inclui desde estudantes do ensino básico até pesquisadores e representantes de diversas instituições de ensino do Paraná.
Sustentabilidade em destaque
Pela manhã, ocorreu o II Encontro Paranaense de Comitês de Suporte à Pesquisa Científica, com a palestra da Dra. Rita de Cássia Ruiz, do Instituto Butantan, abordando o tema “Desafios na Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde”.
A palestra destacou o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos do Instituto Butantan (PIGRIB), que define as ações para o tratamento adequado de resíduos sólidos em diversas etapas. Essa palestra traz uma importante reflexão sobre a gestão de resíduos no setor de saúde, fundamental para a sustentabilidade.
Ciência contra a Fake News
A defesa da ciência baseada em evidências ganhou visibilidade na palestra “A ciência contra a Fake News: balanços e desafios”, que aconteceu ao final do dia. O palestrante André Demambre Bacchi, Doutor em Ciências Fisiológicas pela UEM, abordou os perigos da negação da ciência e a disseminação de informações falsas.
O pesquisador especialista em divulgação científica não apenas alertou sobre as táticas e manobras que promovem essa negação, mas também ofereceu dicas valiosas ao público sobre como identificar fake news e evitar o compartilhamento de conteúdos enganosos. Sua fala foi um chamado à ação, destacando a importância de se proteger da desinformação e valorizar o conhecimento científico.
Apresentações culturais e científicas
Ademais, as atividades do 7° Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) e EAEG contaram com apresentações de trabalhos acadêmicos durante toda a tarde. O dia de hoje marca a conclusão dos dois encontros, que aconteceram durante os dias 8 e 9 de outubro e destacaram projetos de pesquisas dos estudantes da UEM, totalizando mais de 350 inscritos entre estudantes de graduação e pós-graduação.
No eixo da Cultura e Arte, a quarta-feira foi abrilhantada por apresentações musicais e teatrais diversas, como a apresentação da Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena de Maringá, e a performance musical “Fake Time” da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
O evento continua
O Paraná Faz Ciência continua amanhã, com alguns eventos de destaque:
- Abertura da Mostra de Profissões da UEM (08h)
- Visitas ao Planetário (08h30 às 11h)
- Cerimônia de apresentação dos resultados das políticas públicas voltadas à inovação (9h)
- Palestra “O Brasil no contexto das mudanças climáticas” (19h30)
- Abertura Encontro Anual de Iniciação Científica (20h)
Estes são alguns dos destaques do dia, confira a programação completa e a localização de cada atividade na página da programação.
Paraná Faz Ciência
Esta é a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. Esse ano será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 7 e 11 de outubro. A instituição está realizando a grande feira em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Fundação Araucária. Além de contar com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação.
Os principais eventos integrantes do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos on-line na UEM TV, no NeadTube e no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) no Instagram.