Transferência de sede e palestra sobre clima marcam quarta noite do Paraná Faz Ciência

A noite desta quinta-feira (10) foi marcada por uma importantes cerimônias no Paraná Faz Ciência 2024: a transferência oficial de sede para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que será a anfitriã do evento em 2025, e a Abertura Oficial do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O grande destaque ficou com a palestra da noite, sobre o papel do Brasil frente às mudanças climáticas.

Palestra sobre a crise climática

Encerrando a noite, o Professor Doutor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou a palestra “O Brasil no contexto da mudança climática”. Mendonça, que possui vasta experiência na área de Climatologia e Geografia, abordou as questões urgentes relacionadas à intensificação dos eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo, como a tragédia recente no Rio Grande do Sul.

O pesquisador destacou o estado de emergência climática em que o planeta se encontra, mencionando o aumento excessivo das temperaturas. E qual é o papel do Brasil nessa história? O professor mostrou que somos o quarto país que mais contribui para o aquecimento global nos últimos anos, principalmente devido ao desmatamento, às queimadas e às práticas agrícolas e pecuárias, que intensificam a emissão dos gases carbono e metano.

Ele alertou para os desafios que o Brasil e o mundo enfrentam diante dessa nova realidade climática, e a urgência em repensar as políticas públicas e estratégias de mitigação frente às mudanças climáticas que afetam o país e o mundo.

A palestra integrou o Eixo 1 do Paraná Faz Ciência 2024, dedicado a promover discussões e reflexões sobre Sustentabilidade, destacando a importância do desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.

Cerimônia de transferência de sede para 2025

A noite desta quinta-feira foi marcada pela cerimônia de transferência oficial de sede para a Unicentro, que será a anfitriã do evento em 2025.

Na passagem de bastão, a Vice-Reitora da UEM, Gisele Mendes, destacou a importância do Paraná Faz Ciência como um evento em constante movimento. “Paraná Faz Ciência é verbo, não é substantivo. Vamos continuar agindo!”, afirmou Gisele, ressaltando a necessidade de manter o evento ativo e em evolução.

O Reitor da UEM, Professor Leandro Vanalli, parabenizou a comissão organizadora e os chefes de centros da instituição pela colaboração na organização do evento, destacando a importância de criar novas oportunidades de interação com a comunidade externa. “A universidade está no caminho certo quando toca as pessoas”, enfatizou.

Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro, expressou o orgulho da instituição em receber a incumbência de sediar o Paraná Faz Ciência 2025. “O mais importante é romper muros e barreiras, mostrando que as universidades públicas são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, destacou Ribas.

A cerimônia não apenas marcou a passagem da sede, mas também reforçou o contínuo compromisso das instituições de ensino públicas do estado na produção e divulgação da ciência.

O evento seguiu com a abertura oficial do 33° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e do 13° EAIC Jr., eventos que avaliam e divulgam as pesquisas realizadas por bolsistas de iniciação científica, com cerimônia que celebrou o tema “A ciência como caminho para a redução de desigualdade”. A cerimônia contou ainda com apresentação do Coro Escola da UEM.

Programação de encerramento

Amanhã (11) é o último dia de programação do Paraná Faz Ciência 2024, confira o que acontece e não fique de fora:

  • Mostra de Profissões da UEM (08h às 17h)
  • Apresentações de trabalhos no EAIC (08 às 12h e 14 às 17h40)
  • Show de encerramento com Paulinho Schoffen (20h)

E muito mais! Conheça a programação completa do dia e garanta sua visita ao evento.

Paraná Faz Ciência

Esta é a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. Esse ano será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 7 e 11 de outubro. A instituição está realizando a grande feira em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Fundação Araucária. Além de contar com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação.

Os principais eventos integrantes do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos on-line na UEM TV, no NeadTube e no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) no Instagram

Anterior
Próxima

Compartilhe!

Entrevistas UEM com representantes
Representantes da UEM falam sobre papel da universidade no PRFC 2024
novo planetário da uem
A espera acabou: Planetário da UEM será inaugurado nesta terça-feira (8)
Apresentações artísticas ganham espaço exclusivo e inédito no Paraná Faz Ciência
Apresentações artísticas ganham espaço exclusivo e inédito no Paraná Faz Ciência
Primeiro dia Paraná Faz Ciência
Primeiro dia do PRFC 2024 é marcado por debate sobre educação indígena e sustentabilidade
Inscrição no Paraná Faz Ciência 2024
Verifique o resultado da sua inscrição no Paraná Faz Ciência 2024