Transferência de sede e palestra sobre clima marcam quarta noite do Paraná Faz Ciência

A noite desta quinta-feira (10) foi marcada por uma importantes cerimônias no Paraná Faz Ciência 2024: a transferência oficial de sede para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que será a anfitriã do evento em 2025, e a Abertura Oficial do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O grande destaque ficou com a palestra da noite, sobre o papel do Brasil frente às mudanças climáticas.

Palestra sobre a crise climática

Encerrando a noite, o Professor Doutor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou a palestra “O Brasil no contexto da mudança climática”. Mendonça, que possui vasta experiência na área de Climatologia e Geografia, abordou as questões urgentes relacionadas à intensificação dos eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo, como a tragédia recente no Rio Grande do Sul.

O pesquisador destacou o estado de emergência climática em que o planeta se encontra, mencionando o aumento excessivo das temperaturas. E qual é o papel do Brasil nessa história? O professor mostrou que somos o quarto país que mais contribui para o aquecimento global nos últimos anos, principalmente devido ao desmatamento, às queimadas e às práticas agrícolas e pecuárias, que intensificam a emissão dos gases carbono e metano.

Ele alertou para os desafios que o Brasil e o mundo enfrentam diante dessa nova realidade climática, e a urgência em repensar as políticas públicas e estratégias de mitigação frente às mudanças climáticas que afetam o país e o mundo.

A palestra integrou o Eixo 1 do Paraná Faz Ciência 2024, dedicado a promover discussões e reflexões sobre Sustentabilidade, destacando a importância do desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta.

Cerimônia de transferência de sede para 2025

A noite desta quinta-feira foi marcada pela cerimônia de transferência oficial de sede para a Unicentro, que será a anfitriã do evento em 2025.

Na passagem de bastão, a Vice-Reitora da UEM, Gisele Mendes, destacou a importância do Paraná Faz Ciência como um evento em constante movimento. “Paraná Faz Ciência é verbo, não é substantivo. Vamos continuar agindo!”, afirmou Gisele, ressaltando a necessidade de manter o evento ativo e em evolução.

O Reitor da UEM, Professor Leandro Vanalli, parabenizou a comissão organizadora e os chefes de centros da instituição pela colaboração na organização do evento, destacando a importância de criar novas oportunidades de interação com a comunidade externa. “A universidade está no caminho certo quando toca as pessoas”, enfatizou.

Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro, expressou o orgulho da instituição em receber a incumbência de sediar o Paraná Faz Ciência 2025. “O mais importante é romper muros e barreiras, mostrando que as universidades públicas são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, destacou Ribas.

A cerimônia não apenas marcou a passagem da sede, mas também reforçou o contínuo compromisso das instituições de ensino públicas do estado na produção e divulgação da ciência.

O evento seguiu com a abertura oficial do 33° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e do 13° EAIC Jr., eventos que avaliam e divulgam as pesquisas realizadas por bolsistas de iniciação científica, com cerimônia que celebrou o tema “A ciência como caminho para a redução de desigualdade”. A cerimônia contou ainda com apresentação do Coro Escola da UEM.

Programação de encerramento

Amanhã (11) é o último dia de programação do Paraná Faz Ciência 2024, confira o que acontece e não fique de fora:

  • Mostra de Profissões da UEM (08h às 17h)
  • Apresentações de trabalhos no EAIC (08 às 12h e 14 às 17h40)
  • Show de encerramento com Paulinho Schoffen (20h)

E muito mais! Conheça a programação completa do dia e garanta sua visita ao evento.

Paraná Faz Ciência

Esta é a 4ª edição do Paraná Faz Ciência, maior evento de ciência e tecnologia do Paraná. Esse ano será sediado pela Universidade Estadual de Maringá entre os dias 7 e 11 de outubro. A instituição está realizando a grande feira em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Fundação Araucária. Além de contar com a participação de 30 instituições paranaenses de ensino e inovação.

Os principais eventos integrantes do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos on-line na UEM TV, no NeadTube e no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) no Instagram

Anterior
Próxima

Compartilhe!

transferência de sede paraná faz ciência
Cerimônia oficializa transferência do Paraná Faz Ciência 2025 para Unicentro, nesta quinta-feira
Alojamentos Paraná Faz Ciência
UEM prepara alojamentos para estudantes que virão de outras cidades
NAPI paraná faz ciência
NAPI PRFC terá estande no Paraná Faz Ciência 2024
Rede de Clubes do NAPI PRFC
Integrantes da Rede de Clubes do NAPI PRFC visitam o Paraná Faz Ciência 2024
abertura paraná faz ciência
Cerimônia de abertura lota Teatro Calil Haddad